quarta-feira, 27 de maio de 2009

Derrame Pleural - Tratamento em Fisioterapia

Depois de avaliar o paciente, traçamos objetivos mediante a situação clínica apresentada. Apesar disso, existem alguns objetivos comuns a quase todos os pacientes, e estes passam por:
-Aliviar a dor;
-Aumentar a amplitude respiratória;
-Readquirir a coordenação respiratória diafragmo-torácica;
-Restabelecer uma postura correta;
-Reeducação ao esforço.

Reeducação Respiratória: Numa primeira fase mais aguda devem prevalecer respirações diafragmáticas(evitando a formação de aderências), trabalhar os decúbitos em que o movimento entre os folhetos da pleura seja menor(posicões antálgicas), bem como exercícios ativos que causem pouca expansibilidade do tórax mas que levem a um deslizamento dos folhetos parietais(como rodar o tórax). A reeducação deve visar, à medida que o derrame vai diminuindo, a capacidade de expansibilidade do tórax lesado(homo ou bilateral). Podem ser realizadas técnicas como: contrações repetidas, estiramento inicial, respiração contra-resistência(progressiva), efetuar apnéia em inspiração(para o efeito pneumático atuar sobre possíveis aderências), e associar movimentos à respiração - todos visam ensinar a dinâmica respiratória.
Podemos realizar diversos exercícios, para não tornar o tratamento monótono. Podemos fazer uma massagem nos tecidos moles afetados e associar estiramentos dos músculos respiratórios e posturais afetados realizando em seguida exercícios que provoquem movimento entre a expansibilidade e encurtamento do tórax lesado evitando a dor - numa faze aguda começar com movimentos de pequena amplitude com flexão e extensão da coluna cervical, rotações e inclinações laterais do tronco. Numa faze mais avançada utilizar movimentos mais extremos associados sempre a respiração correta recorrendo a movimentos de flexão e extensão associada a inspiração e expiração respectivamente. Podemos pedir para o paciente executar exercícios de auto-correção nas várias posições, como sentar e deitar.

*Devemos ser imaginativos quando realizamos os exercícios para nossos pacientes para sim cativarmos assim motivando sempre a participação do paciente no tratamento.

Qualquer informação email: alexandremrib@hotmail.com
tel(48)96385614

Nenhum comentário:

Postar um comentário